Como fazer a gestão das redes sociais de sua empresa

Estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial para nenhuma empresa. Atualmente, quem se destaca nas redes sociais são empresas que enxergam o valor dessa ferramenta e a utilizam como canal de comunicação com os seus clientes e como canal de promoção, tanto da marca como dos produtos/serviços e conteúdos.

Por consequência, cada vez mais empresas estão criando seus perfis nas redes sociais para se aproximar do seu cliente e não perder para a concorrência. Porém, muitas acabam iniciando sem nenhuma estratégia definida e sem saber muito bem como fazer um gerenciamento de redes sociais.

Não é fácil para uma empresa que está iniciando nas redes sociais definir que tipo de conteúdo será publicado, se terá uma abordagem mais leve ou mais séria, com qual frequência deve postar nas redes sociais, quais métricas analisar etc.

Por isso, vamos mostrar alguns processos que podem ser úteis para você aplicar diariamente no gerenciamento de redes sociais da sua empresa.

Estratégia

estrategia de gestao de redes sociais

Sem uma estratégia bem definida, a sua empresa terá um perfil nas redes sociais mas não saberá o que fazer com ele. É aqui que muitas empresas erram, acabam não enxergando o real benefício desse investimento e desanimam.

Uma boa estratégia começa definindo qual é o objetivo de estar presente nas mídias sociais. Existem diversos objetivos que podem estar atrelados à sua estratégia. Por exemplo:

Aqui na Target4Biz, por exemplo, as mídias sociais estão entre os mais importantes canais de geração de Leads, que é o que guia a nossa estratégia, mas também as enxergamos como um grande diferencial para a nossa marca.

O essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa.

E o mais importante: essa estratégia pode – e deve – variar conforme o tempo. Se você constatar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar a focar em vendas.

Publicações: Foco e Objetivo

foco e objetivo na gestao de redes sociais

Para definir o que será publicado, é muito importante saber qual o seu objetivo.

Entrar em contato com o seguidores/clientes da sua marca, e prospectar também é muito importante para a boa estratégia da redes sociais. Por isso, os principais tipos de publicações deveria estar :

  • vídeos institucionais;
  • posts relacionados a datas comemorativas (como o Dia das Mães e o Dia da Mulher);
  • imagens e GIFs divertidos para interagir com os nossos seguidores;
  • e eventos.

É muito importante manter um calendário de publicações para que isso não se perca com o tempo. Sei que no começo pode ser difícil quando ainda não há disponível um arsenal de conteúdos para publicar. Porém, conforme a sua estratégia de Marketing de Conteúdo for evoluindo, você terá muito mais insumos para as suas redes sociais.

O importante é se manter presente e fazer publicações relevantes para o seu público. E, para isso, não importa se você vai publicar um artigo de um blog externo que você achou interessante (fazendo curadoria de conteúdo) ou um vídeo curto que você mesmo produziu com algumas dicas relacionadas ao seu negócio.

Tenho responder a todas as interações?

 

Aqui na Target4Biz, tentamos interagir de todas as formas possíveis com o nosso seguidor. Por exemplo, muitas pessoas nos procuram para conversar de diversos assuntos nas mensagens do Facebook, desde dúvidas gerais sobre Marketing Digital, pedidos de contato comercial, propostas de parcerias, feedbacks e sugestões etc.

Nós enxergamos isso como um canal incrível de comunicação: temos a possibilidade de dialogar em um chat, rapidamente e informalmente, com nossos clientes, potenciais clientes e fãs da marca. Sim, isso quer dizer que respondemos todas as mensagens que recebemos na nossa página do Facebook.

É claro que esse investimento é grande: precisamos de uma pessoa disponível que dedique boa parte do seu tempo para dar atenção a essas pessoas. Mas, acredite, o retorno que isso traz pode ser muito valioso para a sua empresa.

Além das mensagens, interagimos diretamente nas nossas publicações, curtindo todos os comentários e respondendo boa parte deles, além das publicações feitas pelos visitantes diretamente na nossa página e avaliações, sejam elas positivas ou negativas.

No fim, o que importa é que o nosso seguidor se sinta acolhido e atendido, e para isso nos esforçamos ao máximo para atender a todos e tentar ajudá-los com qualquer problema ou dúvida que tenham.

Monitorar as redes sociais e a análise de rezultados

monitorar redes sociais_target4biz

O monitoramento de redes sociais é um outro tópico dentro da gestão do redes sociais. Ele consiste em fazer buscas de palavras-chave que dizem respeito ao seu negócio, por exemplo, o nome da sua empresa ou o setor em que você atua, para encontrar publicações em que você não foi marcado diretamente e que merecem uma atenção especial.

Sobre a análise de resultados, a única forma de medir se a gestão de redes sociais de sua empresa está sendo bem feita ou não é analisando os seus resultados. Para isso, você precisa definir quais métricas são importantes dentro da sua estratégia.

Por exemplo, nosso principal objetivo é a geração de Leads. Por consequência, a nossa métrica principal é o número de Leads gerados via redes sociais em um período, que pode ser quebrado por rede social e por publicação.

Métricas como o Engajamento e o Alcance das publicações, fornecidas pelo Facebook, Twitter e LinkedIn, são muito importantes para tirarmos insights sobre o tipo de conteúdo que estamos publicando, as imagens que estamos utilizando, nossa comunicação, horários etc.

Se sua estratégia de redes sociais é relacionada a criação de marca e comunidade engajada, métricas como o aumento mensal no número de fãs e análise de sentimento das interações deixadas pelos seguidores podem ajudar a mensurar se a estratégia está sendo bem realizada ou não.

Analisando essas métricas, que podem ser retiradas diretamente de cada rede social, é possível tirar insights para a melhoria constante da sua estratégia.


*Nós esperamos que o conteúdo consiga ajudar empresas que estão com dificuldade de executar a sua estratégia de mídias sociais!

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar como você está fazendo o gestão das redes sociais na sua empresa? Conte aqui embaixo nos comentários! 🙂

Ah! E não deixe de conferir as nossas redes sociais:

 

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *